A gente toma decisões todo dia, o tempo todo. Eu já falei aqui sobre as nossas escolhas diárias, então hoje eu quero falar de decisões maiores. Aquelas que mudam o curso da nossa vida. E decidir nem sempre é uma tarefa fácil na maioria das vezes não é, não é mesmo?

Mudar de carreira, abrir um negócio, trocar o curso da faculdade, largar o emprego, sair de um relacionamento. Mas veja só, se eu tenho dificuldade em decidir o outfit of the day, imagina o resto? Se eu chego num restaurante e passo 10 minutos pra escolher o que quero, como posso tomar decisões que vão impactar minha vida assim?

É foda. Mas ninguém disse que a vida seria fácil, né verdade? Well, também não precisa ser mais complicada do que parece.

Quando a gente tá pensando em mudar algo, até o cabelo, geralmente tomamos a decisão por impulso, ou demoramos um tempão pra agir, né? Então. E ainda tem a questão que às vezes você “decidiu”, só que pela metade. Não foi uma decisão segura… Quando é sobre o cabelo, o prato do restaurante, ou look do dia, a decisão pela metade não te afeta em nada. Mas quando você “se decide pela metade” em termos de escolhas e mudanças na sua vida, aí essa “escolha mal resolvida” pode afetar os seus resultados.

Mas vamos lá… sobre decidir.

Quando você se encontrar em dúvida sobre algo, faça uma análise – sim, aquele velho e clichê “pros and cons“, numa folha de papel de preferência. Sabe aquela linha que a gente faz no meio, e começa a colocar os pontos positivos de um lado, e negativos do outro? Parece besteira, mas vai te ajudar a começar a clarear as ideias.

Outra coisa que vai te ajudar é colocar no papel seus ganhos e perdas. Porque toda e qualquer situação tem ganhos e perdas, e isso vai te ajudar até a entender o porquê de você não tá conseguindo sair do lugar. É uma ferramenta usada no Coaching, e que consideramos poderosíssima! Trace um sinal de + numa folha, coloque o que você ganha e perde, obtendo ou não obtendo o que você busca, ou fazendo ou não a mudança que você vem pensando.

Digo até mais, até se você fez uma “decisão pela metade”, como falei anteriormente, essa técnica vai te ajudar a entender o que tá te paralisando. Obviamente o mais interessante é você ter uma pessoa te ajudando a fazer essa atividade, de preferência um Coach. Ter alguém de fora, ainda mais com experiência, vai ajudar a realizar essa ferramenta de forma eficaz. Mas se for o caso, faz aí do jeito que dá mesmo.

Sobre você que não anda pra frente, nem pra trás.

Tomar uma “meia decisão”, como tô chamando aqui, é quando você diz que decidiu, até muda algumas coisas, mas não entra de cabeça na mudança. Quando em, algum momento, você estanca. E aí não sai do lugar, não prospera, começa a se auto-sabotar. O perigo tá aí!

Identificar se isso tá acontecendo com você, se você tá sofrendo do “mal da meia decisão” é o primeiro passo pra te tirar desse estado, pra obter a “cura”. Essa não é uma tarefa fácil. Talvez mais difícil do que a própria decisão, porque gera outros sentimentos que a gente tende a evitar – tipo vergonha, achar que falhou, etc. – aquelas coisas que a nossa mente joga pra nos confundir, não caia nessa. Reflita e tente enxergar aonde tá o erro, ou melhor, pra qual “casinha” você deve voltar pra corrigir a jogada. Ou analise e renove sua estratégia, e jogue novamente. Ou seja, reflita sobre o que tá acontecendo, suas escolhas, e ‘ajeite‘ o que for necessário – sem se preocupar com o que vão pensar ou falar de você, please.

Quando a gente entra com um pé só em algo, geralmente é por medo. E geralmente esse medo vem justamente das perdas e ganhos… Aí você pergunta: “mas como posso ter medo do que vou ganhar?” – ixi… pode ter certeza que eu pensei a mesma coisa. Depois percebi que isso é algo mais comum do que se imagina.

De qualquer maneira, quando você tomar uma decisão, não faça pela metade. Analise suas opções, faça a lista clichê, e veja essa questão de perdas e ganhos. Ficar no mesmo lugar não é bom. A frustração pode ser maior do que se você tenta e dá errado. Não tome uma decisão pela metade! 😉

 

Clique aqui para baixar o e-book “Design de Estilo de Vida na Prática” gratuitamente.

Bjo,
Belle – @suavidadesenhada

YouTube | Facebook | Instagram | Contato | e-book | Grupo Facebook

Clica aqui pra se inscrever no mini-curso Dreamlist –
Transformando Sonhos em Metas

Um comentário sobre “Você Não Se Decidiu | Papo Direto | Sua Vida Desenhada Blog”

  • Bom dia Belle!!!
    Consegui um momento de paz para comentar. Usei este método para tomar uma decisão, com a ajuda de Andréia e o que parecia um martírio acabou tornando-se uma tarefa leve. Obrigado pelos post que muito tem me ajudado.
    Parabéns e obrigado!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *